Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

CSM-SP - Apresentada a escritura de compra e venda à registro, o oficial não deve analisar a existência das cessões não registradas

Publicado por Jair Rabelo
há 3 anos

Fonte: direitodascoisas.com .

Apelação Cível n.º 1048180-26.2020.8.26.0100

Apelação Cível n. 1048180-26.2020.8.26.0100

Decisão proferida em 18 de fevereiro de 2021


A qualificação registral deve se limitar ao título que foi apresentado ao Registro de Imóveis.

No caso em comento, comprador e vendedor firmaram um contrato particular de compromisso de compra e venda de um imóvel e não o levaram a registro.

Posteriormente, o compromissário comprador cedeu seus direitos e obrigações sobre o negócio à um terceiro, por meio de contrato particular de cessão de direitos, não registrado.

Foi outorgada a escritura de compra e venda diretamente do primeiro vendedor ao cessionário, constando na escritura a existência da cessão de direitos firmada anteriormente.

No momento do registro da escritura, o Oficial Registrador entendeu deveria ser recolhido o ITBI sobre a cessão de direitos.

O caso chegou até o Conselho Superior da Magistratura, cujo entendimento foi o de que a qualificação registral deve ser limitada ao título objeto de ingresso no Registro de Imóveis, ou seja, a escritura de compra e venda, sendo descabido ao Oficial adentrar na verificação das transações negociais particulares anteriores, decorrentes de compromissos particulares não publicizados pelo registro, quando irrelevantes para análise do título apresentado.

  • Sobre o autorAdvogado Imobiliário
  • Publicações219
  • Seguidores131
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações136
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/csm-sp-apresentada-a-escritura-de-compra-e-venda-a-registro-o-oficial-nao-deve-analisar-a-existencia-das-cessoes-nao-registradas/1197796916

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Contrato De Cessão De Direitos Sobre Imóveis

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Afinal, o "contrato de gaveta" é permitido pela jurisprudência?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sobre fotos nas redes sociais continuar lendo

E se o compromisso de compra e venda estiver registrado? continuar lendo