Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STJ - Imóvel residencial familiar do locatário, oferecido em caução de locação, não pode ser penhorado

Publicado por Jair Rabelo
há 2 anos

Fonte: jairrabelo.com

AgInt no REsp n. 1.789.505/SP

Decisão proferida em 28 de setembro de 2021


Em se tratando de caução, em contratos de locação, não é possível a penhora do imóvel residencial familiar.

Se o locatário ofereceu seu bem de família em garantia caução em um contrato de locação, esse imóvel permanecerá impenhorável, pois essa modalidade de garantia não está prevista nas exceções à impenhorabilidade do bem de família da Lei n. 8.009/90.

Caso o legislador desejasse afastar a regra da impenhorabilidade do imóvel residencial oferecido em caução, teria inserido essa hipótese no rol do art. 3º da mencionada lei.

O locatário não pode renunciar ao benefício da impenhorabilidade do bem de família, pois tal benefício, conferido pela Lei n. 8.009/90, constitui princípio de ordem pública que não admite a renúncia pelo titular.

A razão de ser da Lei n. 8.009/90 é a proteção da entidade familiar no seu conceito mais amplo, motivo pelo qual as hipóteses de exceção à impenhorabilidade do bem de família, em virtude do seu caráter excepcional, devem ser interpretados restritivamente.

Interessante destacar que há julgados do STJ envolvendo imóveis dados como garantia em contratos com cláusula de alienação fiduciária, nos quais se reconheceu a possibilidade de afastar tal entendimento diante da utilização abusiva do benefício. Todavia, não é o caso em comento, pois neste recurso não se discutiu a boa-fé do locatário/caucionante, mas apenas se é viável alargar as exceções à impenhorabilidade do bem de família.

  • Sobre o autorAdvogado Imobiliário
  • Publicações219
  • Seguidores131
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-imovel-residencial-familiar-do-locatario-oferecido-em-caucao-de-locacao-nao-pode-ser-penhorado/1380374067

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)