Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

1ªVRP-SP – Imóvel financiado por solteiro não entra no patrimônio do cônjuge se não houver esforço comum para a quitação.

Publicado por Jair Rabelo
há 5 anos

Fonte: direitodascoisas.com

Processo nº 1089073-30.2018.8.26.0100

O imóvel que retorna ao patrimônio da adquirente divorciada, que comprou o bem e o deu em alienação fiduciária quando ainda era solteira, não se comunica com o seu ex-cônjuge se não houve esforço comum para quitação do financiamento.

Esse é o entendimento da 1ª Vara de Registros Públicos de São Paulo, ao julgar a suscitação de dúvida contra exigência do Oficial do 14º Registro de Imóveis da Capital de São Paulo.

No caso, a interessada adquiriu um imóvel em 2009 e, no mesmo instrumento particular deu o bem em alienação fiduciária à Caixa Econômica Federal. Alguns meses depois, casou-se em regime de comunhão parcial de bens, tendo dissolvido tal matrimônio em 2013 sem ainda haver quitado o financiamento.

A interessada tentou averbar a certidão de casamento e a escritura pública de divórcio na matrícula desse imóvel, mas o ato foi negado pelo Oficial do Registro de Imóveis, que entendeu que o casamento resultou na comunicabilidade do bem e que a escritura de divórcio estaria errada ao não constar a partilha do imóvel.

O Juízo da 1º Vara de Registros Públicos de São Paulo ressaltou que a obrigação em relação ao pagamento deu-se exclusivamente em nome da interessada, não havendo a possibilidade da comunicação das obrigações adquiridas antes do casamento, nos termos do artigo 1659, I e II do Código Civil, devendo o Registrador promover as averbações requeridas pela interessada.

No caso, não foi possível afirmar que o fato da interessada ter celebrado matrimônio resultou na comunicação do imóvel ao cônjuge uma vez que o título de compra e venda, bem como a constituição da garantia fiduciária deu-se somente em nome dela na qualidade de solteira, não havendo qualquer prova de ter havido esforço comum para a quitação do imóvel, sendo certo que tal prova somente é cabível nas vias ordinárias com a presença do contraditório e ampla defesa.

  • Sobre o autorAdvogado Imobiliário
  • Publicações219
  • Seguidores130
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações935
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-vrp-sp-imovel-financiado-por-solteiro-nao-entra-no-patrimonio-do-conjuge-se-nao-houver-esforco-comum-para-a-quitacao/645353366

Informações relacionadas

Jair Rabelo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Quando solteira, comprei um imóvel financiado pela Caixa. Hoje sou casada e vou me divorciar. Esse imóvel entra na partilha de bens?

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-19.2015.8.13.0456 Oliveira

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Contestação Cível

Sidnei Pedro Dias, Advogado
Artigoshá 6 anos

O Divórcio e a Partilha de Bens Alienados Fiduciariamente

Jair Rabelo, Advogado
Artigoshá 3 anos

Por que preciso da concordância da minha esposa para vender meu imóvel?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)