Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Lei que regulamenta a multipropriedade é publicada.

Publicado por Jair Rabelo
há 5 anos

blog DIREITO das COISAS

Hoje, dia 21 de dezembro de 2018, foi publicada no DOU a Lei nº 13.777/18, que altera o Código Civil e a Lei dos Registros Publicos para dispor sobre o regime jurídico da multipropriedade e seu registro.

Assim, o Título III do Livro III da Parte Especial do Código Civil, passa a vigorar acrescido Capítulo VII-A: "DO CONDOMÍNIO EM MULTIPROPRIEDADE”.

A nova Lei, conceitua a Multipropriedade como o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada.

Será instituída por ato entre vivos ou testamento, registrado no competente cartório de registro de imóveis, devendo constar daquele ato a duração dos períodos correspondentes a cada fração de tempo.

O instrumento de instituição da multipropriedade ou a convenção de condomínio em multipropriedade poderá estabelecer o limite máximo de frações de tempo no mesmo imóvel que poderão ser detidas pela mesma pessoa natural ou jurídica.

A lei traz ainda os direitos e obrigações do multipropritário, regras de transferência e administração.

Quanto as alterações na Lei de Registros Publicos (Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973), prevê, dentre outros acréscimos, que o imóvel destinado ao regime da multipropriedade, além da matrícula do imóvel, haverá uma matrícula para cada fração de tempo, na qual se registrarão e averbarão os atos referentes à respectiva fração de tempo, podendo ser objeto de inscrição imobiliária individualizada.

Leia na íntegra

  • Sobre o autorAdvogado Imobiliário
  • Publicações219
  • Seguidores131
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações378
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-regulamenta-a-multipropriedade-e-publicada/661663313

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-18.2019.8.19.0001

Marcos Albuquerque, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Ação Declaratória de Inexistência de Débito c/c Indenização por Danos Morais

Cesar Rabelo, Advogado
Modeloshá 4 anos

Dano moral - Cartão de Crédito não solicitado - Cobranças Indevidas

Larsen Nunes, Advogado
Notíciashá 5 anos

Publicada a Lei da Multipropriedade Imobiliária.

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçahá 7 meses

Petição Inicial - TJCE - Ação de Resciscão Contratual c/c Indenização por Danos Materiais e Morais com Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível - contra Venture Capital Participacoes e Investimentos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)