Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STJ – Comprador pode ser informado sobre obrigação de pagar a comissão de corretagem na mesma data que assinar a promessa de compra e venda

Publicado por Jair Rabelo
há 5 anos

Fonte: direitodascoisas.com.

REsp nº 1.793.665 - SP


É valida a cláusula que transfere ao consumidor a responsabilidade pelo pagamento da comissão de corretagem, mesmo que a informação acerca dos valores da comissão seja prestada somente na data de assinatura da promessa de compra e venda.

Apesar de, no caso do recurso em comento, haver sido alegado que a coincidência de datas significaria que a informação prestada ao consumidor não fora prévia ao contrato e, portanto, estaria configurada ofensa ao disposto no art. , III, do Código de Defesa do Consumidor, o STJ concluiu que não há violação do dever de informação nos casos em que o consumidor é informado acerca da transferência do dever de pagar a comissão de corretagem no mesmo dia da contratação.

De acordo com o Relator, o que realmente importa para a aplicação da tese firmada no Tema 938/STJ é verificar se a comissão de corretagem não foi ocultada na fase pré-contratual, como se estivesse embutida no preço, para depois ser cobrada como um valor adicional, gerando aumento indevido do preço total.

Aliás, no dia da celebração do contrato, quando, ciente da exigência do pagamento da comissão, o consumidor pode desistir de realizar o negócio se não concordar com os termos propostos pelo vendedor.

A única exigência dos arts. , III, 31, 46 e 52, do CDC, é a de que haja expressa indicação no contrato do valor total a ser arcado pelo consumidor/promitente comprador, especificando-se o valor do imóvel e o do serviço de intermediação de corretagem.

Deve a incorporadora informar ao consumidor, até o momento celebração do contrato de promessa de compra e venda, o preço total de aquisição da unidade imobiliária, especificando o valor da comissão de corretagem, ainda que esta venha a ser paga destacadamente.

Portanto, o dever de informação é cumprido quando o consumidor é informado até o momento da celebração do contrato acerca do preço total da unidade imobiliária, incluído nesse montante o valor da comissão de corretagem.


Leia o acórdão na íntegra em direitodascoisas.com.

  • Sobre o autorAdvogado Imobiliário
  • Publicações219
  • Seguidores130
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações335
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-comprador-pode-ser-informado-sobre-obrigacao-de-pagar-a-comissao-de-corretagem-na-mesma-data-que-assinar-a-promessa-de-compra-e-venda/698171741

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)