Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TJ-SP – Alegação de pandemia não retira o direito do credor de obter liminar em ação de busca e apreensão.

Publicado por Jair Rabelo
há 4 anos

Fonte: blog DIREITO das COISAS

Agravo de Instrumento nº 2065007-07.2020.8.26.0000.

EMENTA: Alienação fiduciária. Ação de busca e apreensão. Cumprimento da liminar suspenso em face da quarentena decorrente da pandemia por COVID-19. Descabimento. A concessão da liminar é direito do credor, motivo pelo qual não importa a pessoal convicção do Juiz sobre a razoabilidade dessa providência frente à atual situação econômica, máxime se o próprio devedor nada alegou nesse sentido. Recurso provido. (negritei)


_______________________________


Cuida-se de agravo de instrumento tirado de despacho que, em autos de ação de busca e apreensão fundada no Decreto-lei 911/69, suspendeu o cumprimento da liminar em razão dos efeitos da pandemia pelo COVID-19.

No entanto, o fato é que o devedor está a mora desde outubro de 2018, o que impõe reconhecer que sua persistente inadimplência não guarda relação com a crise econômica que se descortina pela quarentena motivada pela pandemia do COVID-19.

A propósito, cabe lembrar que pela disciplina traçada pelo Decreto-lei 911/69 a concessão da liminar de busca e apreensão não é faculdade do Juiz, mas um direito do credor.

Logo, ao deferimento dessa medida não importa a pessoal convicção do Juiz sobre a razoabilidade dessa providência frente ao valor do débito ou a condição econômica do devedor.

Ao Juiz cabe, sim, nos termos do artigo 3º do citado Decreto-lei, apenas aferir se o autor (1) comprovou a existência do contrato de empréstimo garantido por alienação fiduciária, (2) especificou o débito inadimplido e (3) notificou o devedor a pagá-lo.

Pois na espécie estavam presentes esses requisitos formais, sendo isso o quanto basta ao deferimento da liminar.

Leia na íntegra o acórdão no final da matéria no blog DIREITO das COISAS

  • Sobre o autorAdvogado Imobiliário
  • Publicações219
  • Seguidores130
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1000
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-alegacao-de-pandemia-nao-retira-o-direito-do-credor-de-obter-liminar-em-acao-de-busca-e-apreensao/829868110

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)