Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

TJ-SP - Área de Preservação Permanente pode ser adquirida por usucapião.

Publicado por Jair Rabelo
há 4 anos

Fonte: blog DIREITO das COISAS.

Apelação Cível nº 1015674-42.2015.8.26.0562



O TJ-SP ressaltou no recurso em comento que é viável aquisição por usucapião de imóvel particular, localizado em Área de Preservação Permanente - APP.

A respeito, nota-se que a Lei 12.651/2012 regula o regime de proteção das Áreas de Preservação Permanente, estabelecendo, em seu art. , que

a vegetação situada em Área de Preservação Permanente deverá ser mantida pelo proprietário da área, possuidor ou ocupante a qualquer título, pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado.

Existe compatibilidade legal entre o domínio privado e a delimitação da APP, configurando-se apenas limitação administrativa à propriedade, estabelecida em prol do interesse coletivo de preservação ambiental.

Nessa hipótese, o proprietário apenas tem contido o exercício do domínio, com a supressão da sua livre fruição, que deverá atender às regras de preservação do sistema natural, o que não interfere na declaração da usucapião e, consequentemente, na regularização da propriedade do imóvel.



Leia na íntegra a decisao do TJ-SP clicando no link ao final deste post no blog DIREITO das COISAS.

  • Sobre o autorAdvogado Imobiliário
  • Publicações219
  • Seguidores131
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações402
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-area-de-preservacao-permanente-pode-ser-adquirida-por-usucapiao/866876241

Informações relacionadas

Jeferson Zeidan da Silva, Advogado
Artigosano passado

Usucapião

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Seção I. Da Usucapião

Como fazer Usucapião em Área de Preservação Permanente – APP?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)